Série de TV do Recife promove discussão sobre crítica cinematográfica - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Série de TV do Recife promove discussão sobre crítica cinematográfica

Documentário apresenta trajetória e análises de críticos de diversos Estados e gerações

Imagem: Costa Neto/Secult-PE

 

Começam nesta quinta-feira (13) as gravações para a série “Palavra Crítica”, do cineasta Tiago Leitão. Trazendo diálogos com 12 críticos brasileiros de cinema, o documentário será produzido com incentivo do Governo de Pernambuco por meio do Funcultura, gravado no estúdio da Opara Filmes, no Recife. As entrevistas serão conduzidas pelo diretor e pelo pesquisador e crítico de cinema André Dib.

O projeto se propõe a apresentar a trajetória e as opiniões de críticos de cinemas de diversas gerações, vindo de partes diferentes do Brasil. A seleção de entrevistados contemplou profissionais de destaque como críticos em veículos de imprensa e atividades como curadoria, programação de salas, pesquisa e ensino, além de alguns também serem realizadores audiovisuais.

Os críticos entrevistados serão: Alexandre Figueirôa (Recife), Ângela Prysthon (Recife), Ernesto de Barros (Recife), Carol Almeida (Recife), Celso Marconi (Recife), Heitor Augusto (São Paulo), Luiz Joaquim (Recife), Luiz Zanin (São Paulo), João Batista de Brito (João Pessoa), José Geraldo Couto (Florianópolis), Marcelo Ikeda (Rio de Janeiro/ Fortaleza) e Marcelo Lyra (São Paulo).

O projeto é uma realização da Opara Filmes em coprodução com a Plano 9 Produções. Além do Funcultura, conta com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e de outros parceiros, como a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). A veiculação do documentário está garantida na TV Universitária (TVU), vinculada a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A previsão é que o lançamento ocorra ainda em 2019.