Cálculo da inflação incluirá aplicativos de transporte e streaming em 2020 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Cálculo da inflação incluirá aplicativos de transporte e streaming em 2020

Bacalhau, picanha, vinho, aplicativos de transporte, como Uber, e serviços de streaming, como Netflix e Spotify, entrarão para a lista da inflação. Foto: Reprodução/Pixabay

Com as mudanças de hábitos dos brasileiros, seja em tecnologia ou alimentação, o índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vai substituir alguns produtos na lista da inflação. 

A partir de janeiro de 2020, saem do cálculo o aparelho de DVD, assinatura de jornal e máquina fotográfica e entram no lugar alimentos como bacalhau, picanha e vinho e aplicativo de transporte, como Uber, e serviços de streaming, como Netflix e Spotify.

A inflação passa a investigar 377 subitens, de uma lista atual de 383. No total, o IPCA terá 56 novos subitens. Ou seja, 62 itens foram substituídos ou retirados da lista.

Além disso, a categoria “Transportes” superou a “Alimentação” e vai se tornar o principal componente da inflação oficial brasileira a partir de janeiro de 2020, de acordo com o IBGE. Os “Transportes” passam a responder por 20,8% do índice, deixando “Alimentação” e “bebidas” com um peso de aproximadamente 19%.