Governo cria base de dados unificada de todos os brasileiros - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Governo cria base de dados unificada de todos os brasileiros

A base terá, inicialmente, dados biográficos relacionados ao CPF, como nome, data de nascimento, sexo e filiação. Foto: Reprodução/Pixabay

O presidente Jair Bolsonaro criou, por meio de decreto, o Cadastro Base Cidadão, que tem como intuito unir em um meio de identificação todos os documentos para facilitar o compartilhamento dos dados entre os órgãos públicos. A base terá, inicialmente, dados biográficos relacionados ao CPF, como nome, data de nascimento, sexo e filiação.

No decreto, o governo define como “base integradora” uma “base de dados que integra os atributos biográficos ou biométricos das bases temáticas”. Ainda de acordo com o decreto, os atributos biométricos, são características biológicas e comportamentais, “tais como a palma da mão, as digitais dos dedos, a retina ou a íris dos olhos, o formato da face, a voz e a maneira de andar”.

O intuito do decreto é aumentar a implementação e o monitoramento de políticas públicas e a eficiência das operações internas da administração pública, além de proteger os dados da sociedade, evitando o fácil vazamento de dados.