Após hiato de 16 anos, João Câmara exibe obras no MEPE - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Após hiato de 16 anos, João Câmara exibe obras no MEPE

Exposição terá diálogo aberto ao público com o artista, com mediação de um crítico de arte
Imagem: Andréa Rêgo Barro/Divulgação

Após um hiato de 16 anos, o artista João Câmara exibe uma mostra com 33 pinturas e 10 litografias a partir desta quinta-feira (18), às 19h30, o Museu do Estado de Pernambuco (MEPE). As obras contemplam um período da carreira do artista que vão desde os anos 1990 até os dias atuais. A exposição ficará disponível até agosto, completando um mês, antes de seguir para o Museu Afro Brasil, em São Paulo, desta vez com 27 trabalhos realizados entre 1966 e 1990.

A primeira exposição individual do artista aconteceu no Recife, no  XI Salão do Estado de Pernambuco, em 1962, quando tinha apenas 18 anos. João Câmara teve uma participação importante na reinstalação da Sociedade de Arte Moderna de Recife (SAMR) e ainda na instalação da Galeria de Arte e do Atelier Coletivo do Mercado da Ribeira (1964) e do Atelier 10 (1966), também em Olinda, além da Oficina Guaianases de Gravura, em Recife (1974).

O conjunto da obra inclui três séries temáticas: “Cenas da Vida Brasileira”, com 10 pinturas e 100 litografias, “Dez Casos de Amor e uma Pintura de Câmara”, com diversas litografias, um tríptico, 10 pinturas, 70 gravuras, 22 montagens e 3 objetos, além de “Duas Cidades”, com 38 pinturas e 18 objetos. 

Sob o título de João Câmara: Trajetória e Obra de um artista brasileiro, a exposição prevê a produção de um catálogo que incluirá, também, registros da exposição e um encontro com o artista moderado por um crítico de arte, aberto ao público em geral, que deve acontecer tanto no Recife quanto em São Paulo. Nas duas cidades, o projeto contará com equipe de educadores para mediar o conteúdo expositivo e elaborar roteiros específicos para os diferentes tipos de público.

Serviço

Exposição João Câmara: trajetória e obra de um artista brasileiro

Quando: quinta-feira (18), às 19h30

Onde: Museu do Estado de Pernambuco – MEPE  (Av. Rui Barbosa, 960 – Graças, Recife)

Entrada gratuita