Tendinite é responsável por grande parte do absenteísmo nas empresas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Tendinite é responsável por grande parte do absenteísmo nas empresas

Universo Recife oferece tratamento fisioterapêutico gratuito em sua clínica escola
Imagem: Reprodução

A tendinite é uma das principais causas de afastamento entre os trabalhadores. Em períodos de crise, o profissional fica impossibilitado de exercer suas funções por conta da dor, sendo exigido um repouso do local afetado. A inflamação no tendão é como um machucado em que o organismo inicia o processo inflamatório a fim de reparar a lesão.

“Adultos em idade produtiva são os mais afetados e a patologia parece atingir também  operários que trabalham com movimentos repetitivos, chegando a conclusão que a Tendinite está diretamente ligada à força excessiva, a posição do membro que está realizando o movimento e, é claro, as excessivas repetições”, explica o ortopedista Rui Eduardo. Segundo ele, a tendinite é especialmente incidente em pessoas que trabalham com as mãos e braços, pescoço e ombros, além de atingir também a coluna e locais que possuem musculatura.

Os sintomas são facilmente identificáveis e incluem: aquecimento e vermelhidão na região afetada, dores moderadas e/ou intensas, dificuldade de movimentação na área e sensação de fisgadas ou câimbras. O tratamento pode variar de um simples repouso no tendão afetado à fisioterapia para analgesia.

O fisioterapeuta e professor da Universo, Moisés Ferreira Filho explica que o tratamento fisioterapêutico considera a fase em que se encontra o processo inflamatório. “Para iniciar o tratamento, a avaliação funcional é importante para identificar a real causa da Tendinite e orientar o paciente a realizar os movimentos de forma mais ergonômica e eficiente para não haver recidivas”, diz. 

Na fase aguda, momento em que a dor, o “inchaço”, e a incapacidade de movimentar a articulação envolvida está muito marcante, o objetivo principal do tratamento é diminuir a dor e o inchaço, além de imobilizar a articulação – com uso de tipóia ou órteses específicas. Os recursos mais indicados são a eletroterapia com o uso da TENS, o LASER e o uso do frio utilizando-se compressas de gelo. Esse último tem se mostrado mais eficaz no que se refere ao inchaço.

A medida que a lesão evolui para um processo crônico é aconselhado acrescentar um programa de reeducação postural, alongamento e mobilização articular, além da TENS e do LASER. Para os resultados sejam positivos, é importante que o tratamento não seja interrompido e que o paciente só receba alta, após uma reavaliação funcional para determinar a evolução do tratamento. “O paciente que estiver com o encaminhamento em mãos, pode receber o tratamento gratuitamente na clínica escola na Universo Recife”, revela.

*Serviço*

ORTOPEDISTA DR. RUI EDUARDO

Consultas: (81) 4042.9660

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

Informações: (81) 3797 9010