Cientista brasileira desenvolve caneta que detecta câncer - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Cientista brasileira desenvolve caneta que detecta câncer

Dispositivo foi criado para aperfeiçoar o diagnóstico de tecido tumoral durante cirurgia

Imagem: Divulgação

Uma nova tecnologia desenvolvida por uma cientista brasileira pode representar um grande avanço no combate ao câncer. Livia Schiavinato Eberlin, de 33 anos, desenvolveu uma espécie de caneta capaz de detectar células tumorais em poucos segundos. Em estudo há quatro anos, o dispositivo já apresentou resultados promissores nas análises de 800 amostras de tecido humano.

Formada em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a pesquisadora é chefe de um laboratório de pesquisa da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos. A caneta, nomeada MacSpec Pen, foi criada para aperfeicoar as cirurgias oncológicas, certificando de que todo o tecido tumoral foi removido do corpo do paciente, dado que o limite entre a lesão cancerosa e o tecido saudável nem sempre é visível a olho nu.

Para isso, a caneta usa uma técnica de análise química, utilizando um reservatório preenchido com água. Ao tocar o tecido, a ponta capta moléculas que se dissolvem em água e são transportadas para um espectrômetro de massa, que caracteriza a amostra como cancerosa ou não.