Na Semana de Alta-Costura, Schiaparelli, Dior e Chanel se destacam - Blog Ana Cláudia Thorpe
Eventos,  Matérias,  Notícias

Na Semana de Alta-Costura, Schiaparelli, Dior e Chanel se destacam

Os primeiros dias da temporada de primavera/verão 2020 da Semana de Alta Costura já estão bombando.  O evento que começou na última segunda (20) incluiu as principais marcas que tradicionalmente acontecem em Paris. A Schiaparelli chamou atenção com uma coleção mais discreta, de acordo com o DNA da label, enquanto a Dior abordou sem temer ao metalizado. A Chanel continuou se destacando, resgatou as próprias raízes.

Schiaparelli

Para surpresa de quem já estava acostumado com o exagero e marcante estilo da Schiaparelli, agora sob um novo comando, a marca apresentou um estilo menos extravagante. A segunda coleção de alta-costura de Daniel Roseberry caminhou para uma pegada mais “discreta” mas sem perder a estética chamativa e surrealista.

Dior

Judy Chicago foi a responsável pelo cenário e a expectativa do público já ficou a mil. A artista plástica conhecida por seus trabalhos disruptivos e feministas, é simplesmente uma das mais renomadas do mundo. A instalação, batizada de The Female Divine, foi ornamentada por faixas criadas por estudantes da Índia, com frases reflexivas sobre os direitos das mulheres.

Maria Grazia Chiuri fez a coleção inspirada em representações clássicas das deusas gregas, principalmente Atena, figura mitológica da sabedoria, arte, coragem e justiça. “Seu fascínio majestoso é uma alegoria neoplatônica da beleza, combinando força intelectual e harmonia estética”, a label afirmou nas redes sociais.

Chanel

Virginie Viard colocou a própria identidade nas suas criações e, como de costume, o desfile da Chanel foi um verdadeiro show. Sem abandonar as raizes, Viard comprovou que a maison passa por uma nova era: simplicidade define o momento.

No Grand Palais, a estilista recriou o jardim de Aubazine, orfanato em Corrèze, na França, onde Gabrielle Chanel viveu dos 12 aos 18 anos, após a morte da mãe. A releitura do ambiente teve plantas no centro, cercadas por varais com lençóis brancos estendidos.

Além de Schiaparelli, Dior e Chanel, marcas como Iris Van Herper, Ralph & Russo, Giambattista Valli, Stéphane Rolland, Alexandre Vauthier e Givenchy já se apresentaram na Semana de Alta-Costura.