Primeiro ministro da Etiópia ganha Nobel da Paz - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Primeiro ministro da Etiópia ganha Nobel da Paz

Abiy Ahmed se declarou honrado e feliz e agradeceu ao “prêmio dado à África”. Foto: Reprodução/Instagram

Pela iniciativa decisiva para resolução do conflito de fronteira com a Eritreia, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, ganhou o Nobel da Paz 2019. O anúncio do 100º Prêmio Nobel da Paz foi feito na manhã desta sexta-feira (11), em Oslo, na Noruega.

Os dois países travaram uma guerra de fronteira que perdurou por 20 anos. Restaurando relações apenas em julho de 2018. Abiy Ahmed Ali e Isaias Afwerki, presidente da Eritreia, elaboraram um acordo para acabar com o impasse “sem paz, sem guerra”, que resultou em mais de 80 mil mortos. Abiy Ahmed se declarou honrado e feliz e agradeceu ao “prêmio dado à África”.

Mais de 300 personalidades e organizações estavam concorrendo a premiação. Entre os favoritos para o prêmio deste ano estavam o líder indígena brasileiro Raoni Metuktire e a ativista sueca Greta Thunberg. O prêmio é de 9 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,7 milhões) para o vencedor.

O prêmio será entregue no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel, em uma cerimônia na Sala de Concertos de Estocolmo.