Outubro Rosa: CasaRosa acolhe mulheres do interior de Pernambuco em tratamento de câncer de mama - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Outubro Rosa: CasaRosa acolhe mulheres do interior de Pernambuco em tratamento de câncer de mama

O Outubro Rosa promove a conscientização sobre o câncer de mama e a importância da prevenção. Esse câncer é um dos mais comuns no país e no mundo e por ano, são identificados cerca de 29% de novos casos no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2018, foram identificados mais de 59 mil casos novos de câncer de mama no país, sendo mais frequente em mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. 

Kadja Camilo, Cristina Maranhão e Bruna Trajano são as coordenadoras da CasaRosa. Foto: Reprodução/Facebook

No Recife, a CasaRosa acolhe e dá assistência a mulheres do interior de Pernambuco que vem ao Recife fazer tratamento do câncer de mama. A ONG, que atua desde 2014, é comandada por Bruna Trajano, Cristina Maranhão, Kadja Camilo e Juliana Sarubo e já auxiliou mais de 100 mulheres. “Nós oferecemos alimentação e um local para dormir durante todo o período de tratamento, da cirurgia até a radioterapia, ficando o tempo necessário na casa, sem custo nenhum”, explica Kadja Camilo. “Nossos cuidados com essas mulheres são para que elas tenham uma melhor qualidade de vida durante esse período na cidade e que elas se sintam mais acolhidas, já que estão distantes de seus familiares”, completa a vice-presidente da CasaRosa.

A ONG oferece assistência psicossocial e atendimento de nutricionistas e fisioterapeutas voluntários para as mulheres acolhidas. Para se manter, o espaço vende produtos institucionais, realiza eventos beneficentes e recebe doações de alimentos e produtos de higiene pessoal, além de parceiros e colaboradores que doam um valor mensal. “Nossa maior dificuldade é a financeira, porque nós temos uma despesa mensal muito alta. Temos quatro funcionários registrados, uma casa alugada, alimentação, energia, água”, comenta Kadja. 

A ONG está localizada no bairro do Espinheiro. Foto: Reprodução/Facebook

Para aumentar as doações, a ONG está lançando oficialmente um site, no qual, a sociedade pernambucana poderá doar qualquer valor através do PayPal.

“Após o tratamento, o espaço fica de portas abertas para que as mulheres que passaram um período na casa possam se hospedar no local novamente para fazer um exame de rotina, uma consulta ou coisas do tipo. O vínculo com a casa sempre vai existir, passando a segurança para essas mulheres”, lembra Kadja. A CasaRosa tem 18 leitos, que incluem acompanhante, e funciona a base do voluntariado.

No mês de outubro, a CasaRosa ocupa o quiosque solidário no Shopping RioMar e vende seus produtos no espaço, arrecadando parte da renda para manter a ONG. Ainda este mês, em parceria com os centros de diagnósticos Lucilo Maranhão e Lucilo Ávila, a ONG estará realizando exames de mamografia para 100 mulheres de baixa renda, que não tenham plano de saúde. A marcação será realizada nos dias 2 e 3 de outubro, das 8h às 12h, na sede da ONG, localizada no Espinheiro. As fichas serão distribuídas por ordem de chegada.

Durante o mês de outubro, a CasaRosa ocupa o quiosque solidário no Shopping RioMar e vende seus produtos no espaço, arrecadando parte da renda para manter a ONG. Foto: Reprodução/Facebook

Além disso, no dia 10 de outubro o centro Lucilo Maranhão realizará um jantar beneficente no restaurante Chicama, localizado no Cabanga Iate Clube, em prol da prevenção ao câncer de mama. Os ingressos custam R$ 200 e a renda será revertida para o IMIP e para a CasaRosa. Os clientes degustarão de um jantar harmonizado e receberão um lenço, produzido por três artistas locais. 

Com a campanha “Se olhe, se toque, se cuide”, a programação da ONG para o Outubro Rosa ainda levará um bate-papo com voluntários para alertar sobre a prevenção ao câncer de mama para o Serpro, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e outras empresas.